2 de abril de 2012

Um Pai Sábio

Disse-lhe mais: Certo homem tinha dois filhos. O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me toca. Repartiu-lhes, pois, os seus haveres.Lucas 15:11-21

    Todos Nós conhecemos essa parábola, a Parábola do Filho Pródigo, onde ele despreza os cuidados e a atenção do pai, e pede em sua ignorância a parte dos bens que seu pai tem e vai viver a vida de sua forma... Todos nós pregadores do evangélho sempre temos essa parábola como desobediência  tanto dos filhos para com os pais e também os desviados para com Deus, mas em meio a essa palavra, encontrei outro título para essa palavra de filho pródigo, "Um Pai Sábio". Sabemos então que esse filho desobediente tinha um pai, o seu nome a bíblia não nos relata, porém examinando as escrituras vemos a dedicação e sabedoria desse pai, pois seu filho lhe disse: Pai, Dá-me a parte dos bens que me toca,. Diante a essa petição um pai qualquer poderia revidar e dizer-lhe: Não!!! Não vá embora meu filho, aqui em casa tu tens de tudo e nada te falta, porém se ires, irás ter que trabalhar e de teu suor ganhar teu pão de cada dia,...Um Pai comum meus amados, ele sentiria dores na alma e desprezo pelo próprio filho, talvez ele insistiria ao filho para que ficasse, pois naquela época não era como antes, hoje temos a nossa disponibilização os meios de comunicação e transporte, se vc sente saudade de alguém hoje, voce pega seu celular e liga pra quem sente saudades, se mora longe voce pode chegar até a pessoa com seu carro ou onibos ou até mais rápido de Avião, porém naquela época não existia essas facilidades, um pai que se separava de um filho como nessa parabola tinha que se limitar na vontade do próprio filho a de voltar, E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. Quando esse filho vai embora toda a família sofre, por que a primeira coisa que vem ao pensamento de todos é o Pecado, e todos sabem que o salário do pecado é a morte, talvez alguém de sua família tende a querer sair ir embora pra longe, isso te faz sofrer e você não concorde, dói mesmo porém nessa parábola vemos a sabedoria de um Pai que amava seu filho, ele não insitiu que seu filho ficasse ele o deixou partir e ainda concordou em repartir seu bens, sabe por que meu amado minha amada? por que ele tinha 100% confiança em seu Deus, ele sabia que se poupasse seu filho de suas próprias vontades ou loucura, seu filho nunca aprenderia, apenas teria raiva e até ódio de seu pai, ele nunca daria valor a seu pai e tudo o que tinha, muitos de nós tentamos ao máximo proteger quem amamos, a ponto de não deixar Deus trabalhar, deixamos o agir de Deus por último e muitas das vezes pagamos um preço muito alto, por que não entregar esse problema nas mãos de Deus e esperar com pasciência? pois quando entregamos nas mãos de Deus pode existir um sofrimento aparentemente, mas temos que saber que Deus é Deus e tudo faz para os seus fiéis, Deus pode criar situações e nós não entendermos, pois para esse pai seria doloso seu filho ir embora, mas sabia que Deus faria algo em seu favor,
E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades
Será que aquela fome era um mero acontecimento? ou era o agir de Deus? o que pensaria um pai sem sabedoria, meu filho passa fome, quem o madou ir? agora ele paga por seu erro, mas não aquele pai deve ter se comovido mas mesmo assim deixou Deus agir...

E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos, E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.

Veja a situação que Deus criou para que esse filho desse valor ao que tinha, muitos pais tentam poupar seu filhos desse mal, que chamamos de Pagar o Preço da desobediência, mas para Deus e para um pai sábio isso se chama Ensinamento Sábio para um Néscio.

E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!

Então este desobediente passa a dar liberdade ao arrependimento, e toma uma atitude! 

Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.

Ele volta arrependido e agora depois do agir de Deus, ele volta aquebrantado aos braços do pai, mas qual seria sua atitude ver um filho seu voltar, depois de tantas decepções? 

E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.

Que Maravilha seu pai o aceitaria novamente pois sabia que Deus assim fizera para com ele de benevolência, e olha mais o que o pai fez, depois que seu filho lhe pediu perdão.

Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;
E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;
Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.

Mas no mesmo capítulo, onde vemos a sebedoria de Um Pai, também vemos a falta de Amor e sabedoria de um Irmão.
E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo. E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou, e não queria entrar.
   Mas este mesmo sendo obediente ao pai e não transgrediu como o outro, vemos que ele não era puro, mas sim ardia em si o ciúmes, a crítica e a inveja, será que ele também não terá que passar pelas mãos do oleiro?
E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos.

  Como você se encontra Hoje em que lugar você se encontra?

 O Pai Cheio de Sabedoria ou Um Pai Néscio?

 Um Filho Amante de sua família e Agradecido a Deus ou um filho desobediente que prefere pagar o Preço?

Um Irmão invejoso, Ciumento, Crítico e egocêntrico? ou um irmão puro de coração que ama a alma dos pecadore e a seu próximo com a si mesmo?

Vamos refletir por que Sejamos Sábios, deixemos Deus trabalhar e não vamos atrapalhar a Obra em vidas, porém estejamos também fazendo a nossa parte, Orando Vigiando e Jejuando...

Um Abraço a Todos...


Graicy Pinho



































Nenhum comentário: